
Não da pra ser grande e continuar achando que cogumelo é apenas champingon paris em conserva. Existe um reino inteiro de cogumelos para ser explorado. E eu ainda não explorei. Mas estou começando...
Segunda-feira, véspera de feriado, aquela fome, aquela vontade de comer algo muito gostoso sem gastar muito. O marido com dor de barriga, só no biscoito de polvilho. A filha na casa da vovó... e eu faminta, uma chuvinha, escurecendo. Claro que pensei no risoto, simplesmente porque risoto é versátil, pode ter um sabor apurado ou delicado, vai da vontade de quem o faz, e não dá muito trabalho. Já escrevi sobre risoto aqui, sobre o "risoto de camarão perfeito" (do mês de julho). Desta vez me inspirei no livro Jamie Oliver - o chef sem mistérios - e me aventurei no que ele sempre elogia muito: os cogumelos!
Fiz a receita de risoto de cogumelos com alho, tomilho e salsa. Ficou um absurdo, simplesmente maravilhoso. Essa é a palavra perfeita para qualificá-lo: MARAVILHOSO!
Além do azeite, alho, tomilho, salsa e pimenta do reino usados para dar uma refogada no cogumelo, a receita pede, ainda, o suco de 1 limão. Esse tempero é incrível mesmo. O Oliver diz que pode-se usar ou apenas um tipo de cogumelo ou uma mistura de vários tipos. Por uma questão super chata, a econômica, q geralmente poda minhas inspirações de boa moça, escolhi apenas um, o mais barato dos que estavam na prateleira: o shimeji (foto). A dica do chef para preparar os cogumelos é não lavá-los para q não absorvam água, mas apenas retirar qualquer sujeira ou pó com uma escovinha ou pano de prato antes de prepará-los.
A receita do risoto eu já coloquei no post de julho, certo? Acho q era uma receita pra 4 pessoas gulosas (ou 2 xícaras de chá de arroz arbório). Vou passar a receita (editada à minha maneira) dos cogumelos q serão adicionados na etapa final do preparo do risoto:
300 g de cogumelos (um tipo ou uma combinação deles)
3 colheres (sopa) de azeite
1 punhado de tomilho (tire as folhinhas do talinho passando os dedos apertados pelo cabinho no sentido inverso ao do crescimento)
1 dente de alho picado bem fino
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 punhado de salsa picada
suco de limão
Corte os cogumelos em fatias finas, mas rasgue os girolles e chanterelles ao meio. Em uma frigideira bem quente, aqueça azeite e jogue ali os cogumelos e o tomilho. Cozinhe por 1 minuto, misture bem, acrescente o alho, uma pitada de sal e a pimenta-do-reino moída. (É importante temperar os cogumelos levemente enquanto eles cozinham.) Deixe no fogo por uns 2 minutos, mexa, experimente e veja se já estão cozidos. Acrescente a salsinha e o suco de 1 limão. Misture de novo, prove mais uma vez e se estiver perfeitamente cozidos, pode desligar o fogo e, se quiser, pique um pouco mais os cogumelos cozidos. (O interessante é deixar os cogumelos picados/rasgados em diferentes tamanhos.)
Só isso! os cogumelos devidamente cozidos e temperados ficam prontos em 10 minutos no máximo. Aí vc reserva o cogumelo preparado e começa fazer o risoto. Neste, eu usei pimenta dedo-de-moça fresca picadinha junto com a cebola e cozinhei o risoto com caldo de galinha. Mas pode-se usar caldo de legumes se vc for vegetariano.
Aliás, por falar em vegetariano, esse risoto é uma excelente alternativa aos vegetarianos, pois tem consistência e sabor únicos q dão personalidade ao prato. Adorei!
Outra coisa: tomilho, pra quem não conhece, é uma erva bem aromática, que agrada gregos e troianos. Neste blog já foi ingrediente de várias receitas incríveis. O que poucos sabem é q é extremamente fácil de cultivar em casa. É só comprar no supermercado ou no varejão esses vasinhos q vem com a plantinha e, chegando em casa, replantar em um vaso um pouquinho maior para q vc possa colocar mais terra preparada com húmus de minhoca. Ele cresce fácil, aguenta bem as mudanças de temperatura e é uma plantinha lindinha. Fica bom também no tempero daquele filezinho de frango básico do dia-a-dia. E no peixe fica supimpa!
Comi meu risoto de cogumelos sozinha. Só eu pude sentir o frescor dessa combinação de temperos com pedacinhos mastigáveis de shimeji. Enquanto comia, imaginava ser indispensável experimentar com uma combinação de cogumelos diferentes. Fica pra próxima.
Com a barriguinha cheia fomos, eu e meu marido moribundo, pra debaixo das cobertas assistir a um filminho que tb foi muito bom.