segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A melhor panqueca de carne de todas!


Difícil achar alguém q não goste de panqueca, mesmo q cada um tenha seu recheio preferido. A minha panqueca preferida é a de carne - a que eu faço! Isso pq fui experimentando algumas variações, alguns truquezinhos e cheguei a uma versão deliciosa. A receita básica é da mãe da minha amiga Dani Gagliardo, feita no liquidificador, e sempre dá certo. Mas eu copiei o truque da minha sogra q é adicionar espinafre à massa pra ela ficar bonita e "nutritiva", como ela diz. Fiz essa versão e dei o nome de 'panqueca do popye' [foto]. Outro dia coloquei pra bater junto com a massa, em vez do espinafre, um cubo grandinho de abóbora e ficou melhor ainda, pois a abóbora deu uma textura mais aveludada absolutamente divina, sem contar a cor lindíssima. Essa última é a minha preferida, mas me esqueci de fotografar. De qualquer forma, tanto a de abóbora qto a do popye ficam muito boas.

A receita da massa é a seguinte (para 3 pessoas):
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 colher (café) de sal
1 pedaço de abóbora ou um punhadinho de espinafre

Bater tudo no liquidificador, adicionando a abóbora ou o espinafre aos poucos até ficar com uma cor vibrante. Deixar descançar por 1/2 hora enquanto faz o recheio.Essa receita não tem erro!

Para o meu recheio preferido de carne moída:
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
azeite só para fritar o tempero
1/2 quilo de patinho moído
cheiro verde à vontade
sal
pimenta-do-reino moída na hora
e o meu segredinho: anis-estrelado.

Fazer a carne moída como de costume, sem adicionar água e até secar o líquido da panela. Retire o anis-estrelado.

O último e essencial segredinho pra panqueca ficar muuuito saborosa é fritá-las em manteiga em vez de óleo ou azeite. Deixe o tablete de manteiga do lado do fogão e pra cada disco a ser feito colocar uma colherzinha de café (ou mais se quiser) na frigideira quente. Despejar um pouco da massa líquida e espalhar pela frigideira até q endureça formando um disco de mais ou menos 15 cm. Fritar dos dois lados, retirar e montá-la com a carne preparada. Dica importante: quanto mais fino o disco da panqueca, mais fácil será de montar e mais gostosa ficará!

Colocar as panquecas montadas em uma travessa comprida e cobrir com um molho de tomate leve, salpicando queijo parmesão ralado.

Na hora de comer, regue sua panqueca com azeite. Não precisa de mais nada - perfeito!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Penne diferente


Consultando o livro da Heloisa Bacellar em busca de receitinhas simples, leves e gostosas para o reveillon, encontrei diversas massas e pensei: um macarrão, seja qual for ou com como for, é sempre bem vindo, traz aconchego, não traz? Pensando nessa sensação de conforto, na economia (o mar não tá pra peixe!) e na facilidade de preparar, escolhi esse que, além de todos esses atributos, me deu água na boca: o penne com abobrinha, manjericão e mussarela de búfala!

Perguntei pra minha filha o que ela achava e lhe pareceu bom. Resolvemos testar a receita antes do ano novo, pra ter certeza. Faríamos pra janta. Fomos de moto, sob o sol escaldante das duas e meia da tarde, até o varejão comprar os ingredientes, dentre os quais o principal é a abobrinha italiana, SEIS abobrinhas italianas! "É abobrinha pra caramba", pensei. Essa abobrinha toda seria ralada, refogada rapidamente com alho e azeite e batida no liquidificador com 1 copo de requeijão, meia xícara de queijo parmesão ralado e folhas de manjericão. Tudo temperadinho com sal e pimenta-do-reino e finalizado com rodelas de mussarela de búfala. Pronto: um molho super diferente, leve, delicado e saboroso para uma noite quente de festa com a família.

Jantamos hoje o penne diferente. Os três, até o marido q não é fã da zucchini, comemos e aprovamos a receita que agora é oficial do reveillon daqui de casa. Hoje faltou o lambrusco, dia 31 não faltará (amém!)