sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Minha primeira quiche: Quiche Ratatouille!


Se bobear, desde q ganhei o livro Cozinhando para Amigos da Heloisa Bacellar, as duas quiches, uma de bacalhau e a outra ratatouille, são as receitas q mais me davam vontade de fazer, especialmente a de bacalhau. Não tinha feito até hj pq bacalhau é uma fortuna e a outra... bem... a outra é de legumes e meu marido não é fã de legumes. Então, até a última quarta-feira, nada de quiche.

Mas na quarta de noite nossa prima Juliana, seu noivo Rafael e a tia Edmea viriam tomar cerveja com a gente e na hora pensei na quiche ratatouille. Sei q a Ju é fã dessas coisas com legumes, assim como eu, e não tive dúvida de q agradaria. Minha única dúvida era se eu conseguiria fazer e se ficaria gostosa. É sempre mto arriscado experimentar uma receita nova com convidados, eu fico ansiosa, nervosa, apreensiva, na defensiva, até o último minuto, ou melhor, até a primeira mordida. Mas a vida é um risco mesmo e se desse errado tem sempre o disk pizza, não é?

Mas que errado que nada! Ficou... hum... gostosíssima! Todos gostaram, até o marido, vejam só! Ficou bonita por fora e por dentro, a massa crocante foi a favorita da minha filha, o recheio ficou macio, tudo mundo perfumado e gostoso. Que delícia! Aprendi q recheio de legumes não é tudo igual não, e essa quiche, recheada com beringela, abobrinha, tomate, pimentões amarelo e vermelho e um amarrado de ervas (1 folha de louro, ramos de salsinha, manjericão, tomilho e salsão), preparados com dedicação e carinho, tudo regado com creme de leite fresco batidinho com ovos, é muito especial, é mais q uma simples quiche de legumes. Adicionei, por conta própria, um pouco de queijo parmesão ralado fresco aos legumes por saber q o gostinho de queijo salgado agradaria mais ao meu marido. Comemos quentinha, com azeite e pimenta defumada Tabasco.

Todos gostaram e disseram que estava aprovado para ir ao blog. Pois bem, cá está!