domingo, 19 de agosto de 2012

Cremoso, quente e saboroso é risoto!

Risoto é lindo, é leve, é fácil, é simples, é delicioso! Risoto faz bem pra quem come e pra quem faz. Neste final de semana experimentei um novo sabor de risoto, bem diferente dos outros e não menos gostoso: RISOTO DE CENOURA COM LARANJA do meu livro master Cozinhando para Amigos, da Heloisa Bacellar.

Tudo começou com a visita marcada dos meus sogros q viajariam mais de quinhentos quilômetros para nos ver e matar a saudade. Como recompensa por tal esforço, me programei para fazer um almoço caprichado, para quando eles chegassem, cansados e famintos. Mas não foi somente para alimentá-los com alegria que fiz o almoço, foi também porque estava morrendo de saudade de cozinhar e comer algo muito bom - coisa rara depois q comecei trabalhar fora em período integral e me mudei pra Birigui. Aliás, quero registrar aqui q essas raras refeições muito boas são na casa dos meus amigos Mazeh, q fez uma feijoada fantástica, e Clóvis e Gê, que fazem comidas especialíssimas como o baião de dois, o caldo de feijão, o creme de abóbora, e outras pequenas joias árabes, etc.

Bem, pensei no risoto de camarão para meu sogro, mas minha sogra é vegetariana. Lembrei-me, então, dessa receita do livro q inúmeras vezes parei os olhos e lambi os beiços, o tal risoto de cenoura com laranja. Decidi fazê-lo e procurei um peixe q não fosse tão difícil. Achei o salmão em marinada oriental. Foi meu primeiro salmão na vida, mas falarei dele num próximo post.

Como entrada, encomendei antecipadamente na frutaria 1 kg de abóbora descascada, um ramo de tomilho e um alho-poró grande para a torta di parma - aquela q já publiquei aqui no blog algumas vezes (http://fercerb.blogspot.com.br/2011/05/torta-de-abobora-saiu.html).

Assim, passei a manhã inteira na cozinha preparando tudo o mais depressa possível. Antes de contar o resultado, se prestou ou não, vou passar a receita do risoto:

Risoto de Cenoura com Laranja
8 cenouras grandes descascadas
1 litro de caldo de legumes fervente (aproximadamente)
80g de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
1 cebola média picadinha
2 xícaras de arroz italiano para risoto
1 xícara de vinho branco seco
suco e raspas de 1 laranja
1 xícara de queijo parmesão ralado fresco
sal

-Corte em tamanho médio 4 das cenouras, bata no liquidificador com 1 xícara do caldo, passe por uma peneira, complete com caldo até obter 1,5 litros de líquido, transfira para a panela e mantenha aquecido.
-Corte as cenouras restantes em rodelas de 1cm, coloque numa frigideira grande com 20g de manteiga, o açúcar, uma boa pitada de sal e água apenas o bastante para cobrir e deixe no fogo até q estejam macias e brilhantes e reserve.
-Aqueça 20g de manteiga numa penela média, doure ligeiramente a cebola, junte o arroz e misture até envolver os grãos com a manteiga.
-Acrescente o vinho, aguarde secar e adicione 1 colher de chá de sal e 1 concha do caldo de cenoura e deixe evaporar.
-Junte mais 1 concha do caldo e prossiga mexendo a cada minuto, esperando secar e juntando mais caldo até que os grãos estejam cozidos, mas ainda 'al dente', ou firmes no centro.
-Adicione então o suco e as raspas da laranja, o restante da manteiga, o parmesão e a cenoura caramelizada, aguarde 1 minuto e sirva.

Lembre-se sempre do segredo do Jamie Oliver para o risoto perfeito: não pare de mexer nunca, não deixe juntar muito caldo nunca e não deixe secar totalmente nunca!!!

Pronto! O risoto está no ponto: cremoso, com grãos firmes, saboroso e quente! E que tal, para acompanhar, 1 kg de salmão assado depois de algumas horas marinando com shoyo, saquê mirim licoroso, gengibre, alho e mel? Vou contar logo o resultado: Um almoço tão bom, mas tão bom, q de tanto comer nem jantamos!