![]() |
foto do "Cozinhando para Amigos" |
Meu primeiro salmão é o melhor salmão! Que delícia de peixe!
Não sou do tipo boa de peixe, apesar de apreciar muito. Até que um dia desses, pensando em um acompanhamento para o maravilhoso risoto com cenoura e laranja que iria preparar para o almoço de boas vindas aos meus sogros, lembrei do salmão que está no livro da Heloisa Bacellar e cuja foto (ao lado) sempre me chamou a atenção. Li atentamente a receita e vi que era perfeitamente possível. Mais que isso: a combinação dos temperos me dava água na boca. O maior desafio seria encontrar um salmão fresco. Fui até à casa de peixes temendo encontrar apenas congelado mas, para minha felicidade (e para a felicidade de todos que se deliciaram com o prato pronto), lá estava uma caixa enorme com vários salmões frescos, inteiros, acabados de chegar... Óh! Eu nem sabia que o salmão era um peixe tão bonito e grande! Pedi, como manda o livro, 1kg de filé de salmão bem limpo, com pele e sem espinhas: trinta e cinco reais! Achei o preço muito bom e encomendei pro dia seguinte.
Fui comprar os demais ingredientes e só não encontrei um deles, o vinagre de arroz. Substituí por vinagre de maçã. Enfim, este salmão é temperado com ingredientes orientais, picantes, adocicados. Vc faz um molho no qual o peixe ficará mergulhado da noite para o dia, pegando todo o sabor e aroma. Depois, é só secar o peixe com papel toalha, dar uma dourada rápida no fogo e, por último, levar ao forno por uns 15 minutos apenas. No fim, o molho da marinada deveria ser engrossado para ser servido junto com o peixe. Mas eu não gosto desse tipo de molho e acho muito salgado e por isso descartei. Agora vou compartilhar com todos esta receita divina e muito fácil de fazer:
2 dentes de alho espremidos
1/2 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 1/2 xícara de shoyo
1/4 xícara de saquê mirim (licoroso)
1/4 xícara de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou mel
1 kg de filé de salmão bem limpo, com pele e sem espinhas
azeite de oliva
-Num refratário médio, misture o alho, o gengibre, o shoyo, o saquê, o vinagre de arroz e o açúcar mascavou ou mel.
-Junte o salmão, vire para que fique bem besuntado com a marinada e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou por até 1 noite, virando na metade do tempo.
-Aqueça o forno a 220 graus (alto), regue o fundo de uma assadeira com azeite, retire o peixe da marinada, seque-o com papel absorvente, coloque na assadeira com a pele para baixo e leve diretamente ao fogo para dourar primeiro de um lado e depois do outro (vire quando as bordas estiverem tostadinhas).
-Leve o salmão ao forno por uns 15 minutos, apenas o suficiente para terminar de dourar por fora e deixar o filé macio e rosado no centro.
-Transfira o filé para uma travessa de servir com a pele para baixo e sirva.
Teste a receita e depois conte aqui no blog o que achou. Vc pode servir com um risoto bem delicado, como o de cenoura com laranja do post anterior (http://fercerb.blogspot.com.br/2012/08/cremoso-quente-e-saboroso-e-risoto.html) e aproveite para beber um lambrusco geladinho!
Divirta-se!