quarta-feira, 27 de julho de 2011

Meu risoto de camarão perfeito!

Certa vez, perambulando pela Livraria Saraiva, bati os olhos num livro lindo e irresistível que falava unicamente sobre o arroz. Como era irresistível, não pude deixar de pegá-lo e folheá-lo. Ali dizia que o arroz, para os chineses, é um alimento sagrado pois alimenta não somente o corpo mas também a alma. Não deve haver um dia sequer que um chinês não se alimente dele. Seu consumo é tão importante que o arroz recebe um nome diferente para cada refeição, começando pelo café da manhã. Se aqui nós perguntamos "já tomou seu café?", referindo-se ao café da manhã, lá eles perguntam "já comeu seu arroz?".

Pra mim, que sempre gostei de arroz, o risoto é a sua coroação. Prova disso tive ao fazer meu risoto de camarão na semana passada. Não segui receita não, segui minha intuição, deixei fluir a Força de Jedi. O resultado foi incrível! Vou reproduzir aqui meu passo-a-passo e espero que quem estiver lendo este post, inspire-se e experimente.

O camarão
Comecei comprando 1 pacote (500 gramas) de camarão descascado congelado que paguei uns 24 reais. Não era daquele camarão miudinho não, era uns maiorzinhos, rosados. Para descongelar, fiz como vi na tv: fervi bastante água e mergulhei o camarão congelado por 1 ou 2 minutos, escorrendo imediatamente. Peguei uma frigideira grande e coloquei na boca grande do fogão com a chama alta pra não juntar água (juntou mesmo assim). Aqueci um fio de azeite e coloquei uns 2 dentes grandes de alho picado. Depois de perfumar, coloquei folhinhas de tomilho (não acho q seja essencial, mas como tinha na minha hortinha, coloquei), joguei todo o camarão, mexi, coloquei sal (pra essas coisas eu uso o sal gourmet, um sal granulado q tem em alguns supermercados) e pimenta-do-reino moída na hora. Refoguei por uns 3 minutos só. Dizem que se refogar demais o camarão some e fica duro. Esperei 3 minutinhos e experimentei. Achei q tava ótimo. Desliguei, mesmo sem esperar secar o caldinho q formou na frigideira (na verdade, acho q esse caldinho q juntou deu um sabor todo especial no final, qdo adicionado ao arroz pronto), reservei.

O caldo de peixe
Prepare o caldo de peixe no qual será cozido o arroz. Comprei caldo de peixe em tabletes e dissolvi 3 tabletes em 2 litros de água fervente, ou um pouco mais. Mantenha o caldo quente o tempo todo, posicionado ao lado da panela onde será feito o arroz. A chama baixa do meu fogão é tão baixa que mantém o caldo quente sem borbulhar. Por isso deixo ligada o tempo todo sob a panela do caldo.

O arroz
Dizem que a primeira coisa importante pro risoto ficar bom é uma panela alta com fundo grosso. Eu tenho uma de inox da Tramontina, muito boa. Ali, fiz o temperinho básico pro arroz: azeite, cebola bem picadinha e 1 dente de alho. Calculei, mais ou menos, que para a quantidade de camarão que tinha, deveria usar 2 xícaras de arroz arbório. Coloquei o arroz na panela, mexi bastante em fogo médio-alto para pegar o sabor do tempero e, sem muita demora, coloquei meia taça de vinho branco seco. Na nossa cara sobe aquele cheiro azedo engraçado. Deixe o fogo médio-baixo e, daqui pra frente, os segredos são:

1- não parar de mexer nunca!
2- não deixar o arroz secar nunca!
3- não deixar nadando no caldo nunca!

Pra isso, é só nao sair do lado da panela e ir colocando o caldo aos poucos.

Quando imaginar que boa parte do álcool do vinho evaporou ou qdo o arroz tiver sugado o vinho, tá na hora de começar a colocar a primeira concha do caldo de peixe. Coloca uma concha, mexe enquanto o arroz suga o caldo, coloque mais uma, mexe, suga, e assim infinitamente, até que o arroz esteja macio mas al dente, o q deve levar uns 20 minutos. Nunca deixe o arroz secar completamente a ponto de querer grudar no fundo da panela, senão, como diz o Jamie Oliver, o arroz vai ficar duro por dentro. Segundo ele, a consistência do risoto, do começo do preparo ao fim, é uma consistência cremosa que escorre. Isso garante que no final os grãos estejam inteiramente macios.

Quando percebi que o arroz estava quase no ponto, coloquei mais ou menos 1 xícara de salsinha bem picadinha. Ficou lindo com a salsinha e deu um gostinho muito especial no arroz que, no fim, combinou bem com o camarão.

O risoto
Quando o arroz estiver pronto, adicione o refogadinho de camarão e misture bem. Espere 1 minuto para que o camarão aqueça novamente e já pode desligar o fogo. Adicione bastante manteiga e mexa. Agora adicione bastante queijo parmesão fresco ralado e mexa bem.

Está pronto! Eu diria que essa quantidade dá pra 4 pessoas. Acertei em cheio na proporção arroz/camarão. Ficou incrivelmente perfeito meu risoto, com os camarões grandes e firmes, o arroz cremoso... Comemos até não poder mais. Para beber, a Giovana tomou suco de uva integral e eu com o Will bebemos um delicioso Merlot. Terminamos a noite com a pança cheia e a alma muito bem alimentada!

Um comentário: