
Uma coisa fantástica é pão feito em casa. Minhas memórias de infância tem o cheiro de pão caseiro, saído do forno, sendo cortado com uma faca de serra bem grandona que partia aquela casca grossa, marrom, crocante, até alcançar o miolo quente, q soltava sua fumaça cheirosa e clamava por uma camada de margarina para nos enfeitiçar ainda mais! Minha mãe cortava o pão e nós ficávamos em volta, assistindo, esperando, inebriados. Depois de servidas nossas grossas fatias, um último aviso da mãe cuidadosa: "cuidado q tá quente!". E era assim mesmo q a gente queria: quente pra ver derreter a margarina.
Com tantas lembranças, seria natural que eu fosse uma dona de casa que faz pão pelo menos 1 vez por semana... Mas, que nada!
Até q fiz na semana passada o pão de abobrinha do livro Cozinhando para Amigos da Heloísa Bacellar. Com tantos pães em seu livro, escolhi esse por ser rápido, não ter q esperar crescer, ir fermento em pó mesmo, como um bolo! No fim, achei mesmo q parecia mais um bolo salgado de abobrinha do que um pão (especialmente por assar em forma de bolo inglês, aquela compridinha com formato de pão de forma, sabe?). Mas meu marido achou q parecia mais pão do que bolo salgado.
Enfim, ficou lindo e uma delícia! Ele fica amarelinho dentro, com pedacinhos verdinhos da abobrinha italiana, e a casca fica dourada, bem lindo! O sabor é tão confortável, salgadinho, com um toque de pimenta. Não é à toa q no livro ele está como entrada para uma lasanha de verão: combina muito como entrada. Sabe quando vc recebe visitas para almoçar ou jantar, e o prato principal ainda está sendo finalizado? Esse pão seria perfeito para as pessoas irem beliscando, junto com umas linguiças assadas no forno e fatiadas, ou com uma porção de azeitonas servidas num molhinho com ervas...
Mas nós comemos como pão mesmo, no meio da tarde, com café. Esse pão vai bem de qualquer jeito! Achei um puta pão coringa, diferente, charmoso, leve. Pq vc não faz?
RECEITA: Pão rápido de Abobrinha
(tempo de preparo: 50 minutos)
1 1/2 xícara de abobrinha italiana bem verde ralada grosso
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta do reino
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de óleo
3/4 de xícara de queijo parmesão ralado
2 ovos
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
-Aqueça o forno a 180 graus (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média de bolo inglês.
-Numa tigela média, misture a abobrinha, a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e o bicarbonato de sódio e reserve.
-Na tigela da batedeira, bata o óleo, o parmesão e os ovos com a batedeira até obter um creme esbranquiçado (eu bati, bati, bati, mas não ficou esbranquiçado, aí foi amarelado mesmo).
-Junte a mistura de abobrinha, despeje na fôrma e asse por uns 40 minutos, até que o pão esteja crescido, dourado e que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo.
-Deixe amornar, desenforme e sirva em fatias.
BON APPETIT!
Nenhum comentário:
Postar um comentário