Há meses atrás, meu marido me trouxe a página "Comida" da Folha de São Paulo. De tantas receitas, uma me despertou todas as lombrigas: sobrecoxas de frango cozidas demoradamente com limão, cachaça e leite de coco. Depois, pra finalizar, ervas frescas diversas salpicadas (cebolinha, manjericão, coentro) e belas castanhas de caju. Fiquei com água na boca, recortei a receita do jornal e a perdi. Para sempre...
Procurei pela casa, procurei na internet, procurei no site da Folha. Nada.
Lembrava que o nome da receita era "Frango Crepúsculo dos Deuses", e era por esse nome que procurava. Nada.
Até que hoje, como uma última tentativa ("última" talvez, pq acho q jamais conseguiria tirar esse frango da cabeça e buscaria por ele atééé...), uma iluminação me fez escrever no google, ao invés do nome correto da receita, apenas "frango com cachaça".
Achei!
Uma outra pessoa, assim como eu, vidrou na receita e tomou cuidado para não perdê-la. Fez o frango e ainda publicou em seu blog, com dicas, fotos e tudo. Perfeito!
O blog que salvou minhas lombrigas é esse aqui:
http://kafkanapraia.blogspot.com/2011/07/frango-com-cachaca.html
Estava decidida a fazer o frango para o almoço, não esperar mais nem um diazinho. Ainda era cedo, ainda estava frio para sair de moto até o mercado. Fui organizar algumas coisas e, assim que esquentou o tempo, peguei minha Biz e fui toda alegre buscar os ingredientes. O cara do açougue me deu 5 sobrecoxas (1 kg) perfeitamente limpas, sem pele, bonitas mesmo. Comprei até uma cachaça mineira, a Boazinha. Cheguei e fui preparar o almoço, pois logo chegariam meu marido e minha filha para comer.
O frango é muito fácil de preparar, ainda mais tomando uma e outra dosezinha de cachaça de Salinas.
Para acompanhar, fiz um arroz branquinho, delicioso, e brócolis refogado.
Agora vou contar o que interessa:
Frango é uma coisa complicada, ou é o peito - seco e sem graça - ou são as coxas e sobrecoxas - meio gosmentas, um pouco nojentas. Muita gente não é fã de frango, especialmente cozido. Meu marido torce o nariz até!
Mas esse frango... Hummmmm! é perfeito. P E R F E I T O !!! Quer dizer, se quiser fazer frango cozido, tem q ser esse. Sabe pq?
Primeiramente ele é lavado com o suco de 1 limão. Em seguida temperado com sal e pimenta e levado para dourar na panela com 1 cebola, 1 alho-poró, 4 dentes de alho e cebolinha. Depois de dourado, vc adiciona suco de 2 limões na panela e 1 dose de cachaça. Assim q ferve, vc coloca 2 vidros de leite de coco (a receita pede 1 vidro, mas eu achei pouco pois não cobriu o frango), tampa e deixa ferver por muito tempo, uns 40 minutos ou mais, até q a carne esteja soltando do osso. Não deixe o fogo muito alto para não secar o leite de coco (eu precisei até colocar um pouquinho de água durante o cozimento). A ideia é q ao término do cozimento ainda fique bastante molho para jogar sobre o frango, molhar o arroz... Quando desligar a panela, é hora de salpicar as ervas fresquinhas e, momentos antes de servir, salpicar as castanhas crocantes por cima.
Resultado: uma explosão de sabores e texturas - adocicado, azedinho, ardidinho, cremoso, crocante...
Lindo lindo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir