
A torta de abóbora que estava louca pra fazer (pra comer, na verdade) saiu na noite de sábado! Com a ajuda da minha querida irmã, que estava especialmente animada, fiz e abri a massa. Minha filha também ajudou, polvilhando farinha na bancada e manuseando o rolo que peguei emprestado da minha sogra. O nome da torta que está no meu novo livro de receitas Cozinhando para Amigos é Torta di Parma. Basicamente é uma massa fina recheada com abóbora assada bem temperada.
Antes que meus convidados chegassem (minha irmã com meu cunhado e meu sobrinho, minha sogra e meu sogro) piquei a abóbora em cubos de 2 cm, coloquei na assadeira com rodelas de alho-poró, mel, tomilho, azeite, pimenta do reino e sal, e coloquei no forno por 40 minutos. Minha irmã chegou e me ajudou com a massa que é muito simples: farinha, azeite, água morna e sal, bem aberta, formando um retângulo que deveria forrar a assadeira e ainda sobrar um pouco para os lados. Nisso, a abóbora estava pronta. Amassamos com o garfo (estava deliciosa e a minha irmã até anotou a receita da abóbora pra acompanhar um arroz). Colocamos a abóbora amassada com salsinha e parmesão ralado dentro da assadeira, sobre a massa. Dobramos as laterais sobre o recheio em direção ao centro e pincelamos uma gema sobre a massa dobrada. Cobrimos o centro com mais parmesão ralado e levamos ao forno por 30 minutos.
Quando tirei do forno, o aroma era maravilhoso! Ficou leve e bem saborosa. Comemos com molho de pimenta Tabasco e bebemos muito vinho tinto.
No dia seguinte, comendo a sobra da Torta di Parma, tive a ideia de, na próxima vez, acrescentar carne seca desfiada ao recheio... Abóbora com carne seca, hein? não dá mais vontade ainda?
P.S.: Michele e Edite, obrigada por lavarem a louça pra mim.
(Hoje à noite tentarei fazer 2 receitas de inverno: uma sopa de grão-de-bico com alho-poró, do livro do Jamie Oliver que eu adoro, e um creme caipirinha de mandioquinha, do já mencionado Cozinhando para Amigos, da Heloisa Bacellar. Já comprei os ingredientes e coloquei o grão-de-bico de molho. Depois conto tudo.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário