quarta-feira, 18 de maio de 2011

Minha panqueca de abóbora com recheio de carne


Ah!!!!
Fiquei meses sem postar nada. Não que não tenha cozinhado nada digno nesse tempo todo, pelo contrário: fiz umas batatas com bacon fritas na panela de pressão que ficou... hum! uma gostosura! Aprendi também fazer uma farofa de banana com ovo que minha filha nomeou a melhor farofa de todas! E outro dia fiz um bolo de carne italiano para meus irmãos e todos adoraram. As três receitas do Clube do Gordinho. Muito simples, muito boas.

Hoje era pra ter feito uma torta de abóbora pra janta. Seria a segunda receita do meu novo lindo livro de receitas que ganhei da minha filha e do meu marido no dia das mães (o livro é 'Cozinhando para Amigos' e a primeira receita foi o brownie de chocolate com castanhas, delicioso! nunca tinha feito brownie. Aliás, nunca fui de fazer sobremesas). Comprei todos os ingredientes, ía começar fazer a torta quando fui ler melhor o 'modo de preparo' e descobri que precisava de um rolo para abrir a massa. Não tenho rolo. Fiquei desanimada por não ter visto isso antes. Tive um rolo quando casei, há 12 anos. E aí, o que faria pra janta?

Há alguns anos, minha amiga Daniela me passou a receita de panqueca da mãe dela:
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1/2 colher (chá) de sal
Bater no liquidificador e deixar descansar por meia hora.
Lembrei que minha sogra costuma colocar algum vegetal na massa da panqueca pra "ficar mais nutritivo", como ela diz. Peguei um pedacinho da abóbora da torta e bati com o leite antes de bater os outros ingredientes. Ficou bonita. Ralei um pouquinho de nóz moscada e deixei descansar.

Descongelei a carne moída e preparei com cebola, alho, pimenta dedo de moça, duas pontas de anis estrelado, louro e, no fim, salsinha. Ficou muito boa! (Foi a 1a vez que usei anis estrelado e gostei muito, muito perfumado.)

Fiz o molho: azeite, pouquinho de cebola, alho, tomate pelado e tomate fresco, manjericão e lascas de azeitona preta.

Fritei a panqueca na manteiga, recheei com a carne, coloquei o molho por cima, um tiquinho de parmesão ralado e comemos muito bem, com muitos "hummm"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário