terça-feira, 31 de maio de 2011

Creme de Mandioquinha


Em minha primeira postagem entitulada Julie e Julia, mencionei que morava em um apartamento e que cultivava algumas ervas em vasos na varanda. Disse, ainda, que tinha vontade de comprar uma casa para não só cultivar ervas mas para plantar algumas frutas também. Pois bem: estou morando há 2 meses em uma casa muito confortável, com uma cozinha grande, cheia de armários e com um janelão enorme! O quintal da casa é pequeno mas vai dar pra plantar um limoeiro e um pé de maracujá ao menos. As ervinhas continuam nos mesmos vasos e ainda não tive tempo de aumentar a horta (talvez eu esteja esperando ganhar um livro maravilhoso em 2 volumes chamado As Ervas do Sítio e as Ervas da Cozinha. Quem sabe no meu aniversário, dia 27 de agosto, eu ganhe de alguém que me adore muito!).

Mas tudo isso pra dizer o seguinte: minha casa nova é muito fria, e está fazendo muito frio! Com isso resolvi fazer umas sopas e cremes para acompanhar pão, queijo e vinho. Semana passada fiz a sopa de grão-de-bico e alho-poró do Jamie Oliver, que ficou feia, grossa, mais parecendo um purê cor de burro quando foge. Jantamos assim mesmo, meio decepcionados e guardei a sobra na geladeira. Na noite seguinte dissolvi aquela pasta em mais caldo de galinha, piquei salsinha fresquinha e coloquei mais parmesão. Ficou muito melhor: cremosa, gostosa, bonita, substanciosa. Portanto, a sopa de grão-de-bico (que virou um creme de grão-de-bico) foi definitivamente aprovada para esquentar uma noite fria.

Ontem de noite fiz o creme caipirinha de mandioquinha do Cozinhando para Amigos. Gente, eu juro, é o melhor creme de mandioquinha que eu já comi na minha vida!!! Cremoso, amarelo, aveludado, quente, delicado. Um primor! Vou passar a receita pois, pra quem é fã de creminhos quentinhos no inverno, é imperdível!

40 gr de manteiga
1 cebola em cubinhos
2 kg de mandioquinha sem casca, em rodelas finas
2 litros de caldo de galinha ou 2 cubinhos dissolvidos em 2 litros de água
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de folhas de salsinha picadinhas
sal
(eu acrescentei, por minha conta, um pouquinho de gengibre em pó junto com o sal)

Aqueça a manteiga numa panela média e doure ligeiramente a cebola, junte a mandioquinha e o sal, espero 1 minuto, acrescente o caldo, abaixo o fogo qdo ferver e cozinhe em fogo baixo até amaciar.
Adicione o creme de leite, deixe ferver de novo, ajuste o sal, retire do fogo e bata no liquidificador até obter um creme liso.
Sirva com salsinha picadinha.

Meu marido comprou queijo gorgonzola, azeitonas chilenas e pão italiano para ir beliscando. Eu tinha uma pequena porção de torresmo que sobrara da feijoada de domingo na casa da minha sogra, e não pensamos duas vezes antes de espedaçá-lo e polvilhar torresmo sobre o prato de creme. Pra beber, Carmenére. Assim ficou muito mais fácil passar a noite fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário