
Fazia muito tempo que estava com vontade de fazer essa lasanha do Cozinhando para Amigos. Ela é bem diferente, pois, como diz a autora do livro, "é ideal para quem quer comer uma boa lasanha no verão, mas sem molhos pesados e borbulhantes". Assim, quase não vai queijo e o molho não passa de tomate fresco e floretes de brócolis refogadinhos com alho, filezinhos de anchova, uva passa e sementinhas de erva-doce. É uma opção muito fresca, perfumada e deliciosa para esses dias hiper quentes. Além do molho e da massa, nesta belíssima lasanha vai também uma farofinha feita com miolo de pão italiano esfarelado dourado no azeite, com salsinha, parmesão e pinoli (que eu troquei por amêndoa que é bem mais barato, ou trocaria por nozes).
Fiz no sábado passado e ficou deliciosíssima! Minha irmã, meu cunhado, meus sogros, meu marido e minha filha adoraram. Meu marido disse que talvez não devesse chamar 'lasanha', já que fica tão diferente das tradicionais. Minha irmã disse que tem q chamar lasanha sim, já que é feito em camadas com a massa de lasanha. Eu disse que 'lasanha de verão' era mesmo o melhor nome. Houve esse debate na mesa, enquanto comíamos. Não me lembro se chegamos a uma conclusão ou se o assunto se dispersou com o vinho.
Acho que é uma excelente opção aos vegetarianos, uma vez que basta retirar a anchova da receita sem alterar muito - acredito - o sabor.
O único problema foi na hora da foto. A minha lasanha, apesar de deliciosa, não ficou tão bonita. Na foto do livro, como vcs podem ver, a última camada parece ser de um queijo derretendo, não? só que não vai isso na receita. Por cima só a farofinha mesmo. Talvez devesse ter colocado queijo por cima, mas aí perderia a essência, que é ser leve e fresca. Desse modo, quando vcs forem fazer a lasanha (e façam mesmo!), escolham se querem seguir a receita original ou finalizar com queijo por cima pra ficar tão linda qto boa.
Agora, sem mais demora, vou passar a receita.
Ingredientes:
500 g de massa para lasanha
4 xícaras de floretes de brócolis frescos ou congelados
2 colheres (sopa) de pinoli (q eu troquei por amêndoa, mas acho q pode colocar qualquer outro grão, como nozes ou castanha, ou até mesmo amendoim sem pele)
2 xícaras de miolo de pão italiano grosseiramente esfarelado
1 xícara de salinha picadinha
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho bem picadinhos
8 filés de anchova em conserva bem picadinhos
10 tomates bem vermelhos, sem sementes, picadinhos
2 colheres (sopa) de uva passa escura (eu piquei ao meio as uvas passas maiores pq acho mais elegante)
1/2 colher (chá) de pimenta vermelha seca (eu uso a pimenta calabresa)
azeite de oliva
sementes de erva-doce
sal
Preparo:
- Cozinhe a massa para lasanha em 4 litros de água fervente e salgada, escorra e estenda sobre um pano limpo.
- Aqueça mais uns 2 litros de água, espere ferver, junte 1 colher (sopa) de sal e os brócolis e mantenha em fogo alto por uns 5 minutos, até os talos grossos estejam cozidos , mas ainda resistentes à mordida e bem verdes. Depois escorra, mergulhe numa tigela com água gelada para esfriar e escorra de novo.
- Enquanto isso, doure ligeiramente os pinoli numa frigideira grande e seca e reserve (como usei amêndoa tostada, passei direto para a próxima etapa).
- Aqueça um fio de azeite na mesma frigideira, junte o pão e mantenha em fogo alto até ficar bem dourado e crocante, então adicione a salsinha, o parmesão e os pinoli e passe para uma tigela.
- Na mesma frigideira, aqueça mais um pouco de azeite, junto o alho, espere perfumar, adicione as anchovas e misture até obter uma pasta.
- Acrescente os brócolis e 1 pitada de sal (lembre-se q as anchovas já são bem salgadas), deixe no fogo até q os talos estejam bem macios, depois junte o tomate, a uva passa, a pimenta e um pouquinho de erva-doce e acerte o sal.
- Monte a lasanha enquanto o forno aquece a 200 graus (médio-alto). Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário médio e siga alternando camadas de massa, do refogadinho de brócolis e da farofa de pão, terminando com pão (coloque pequena quantidade em cada camada, pois o molho e a farofa acabam muito rápido).
- Leve ao forno por uns 25 minutos para aquecer e dourar (se quiser, monte na véspera e guarde na geladeira sem assar).
Uma coisa: Não arrisque usar aquela massa de lasanha q pode ir direto ao forno, pois pra dar certo seria necessário que estivesse nadando no molho, o q não é o caso desta receita, correndo o risco de ficar seca.
Outra coisa: esta receita dá para umas 4 pessoas se não tiver outros acompanhamentos, ou até 7 pessoas se tiver outras coisas boas pra comer. Nesse almoço de sábado eu fiz o pão de abobrinha com o patê de cebola e também um spaghettini ao sugo. Por isso comemos 7 pessoas.
Pronto! Aí está uma receita muito charmosa, direto da Sicília, para esses finais de semana quentes demais! E, para sobremesa, sugiro o mesmo que a chef Heloisa sugere no livro: o creme de mascarpone com framboesa e calda de chocolate (olha lá na foto, à direita). A receita dessa sobresa, hummmm, fantástica, publicarei no próximo post.
Buono Appetito!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário