
Lembra do post sobre o pão de abobrinha de outubro/2011? (http://fercerb.blogspot.com/2011/10/pao-de-abobrinha-rapido-bonito-gostoso.html). Na época eu não sabia mas agora tornou-se uma verdade incontestável: o patê de cebola que apresentarei aqui é o melhor acompanhamento para esse pãozinho delicioso. Não tem dupla melhor do que o pão de abobrinha com o patê de cebola, ambos do livro Cozinhando para Amigos, da chef Heloisa Bacellar - minha mestre à distância.
É uma receita muito simples mas perfeita. Cebola, creme de leite e temperinhos. Apenas isso! Ontem fiz pela segunda vez para acompanhar o pão e todos que vieram para almoçar adoraram. Você escolhe a consistência ao bater no liquidificador: eu gosto meio grossinho, por isso não bato muito, pra não ficar uma coisa super lisa, só o suficiente para triturar a cebola, sem deixar virar vitamina. Ou pode simplesmente não bater, se preferir os pedacinhos de cebola. A receita que passarei rende uma quantidade grande (1 liquidificador cheio), aí é só guardar em um pode com tampa na geladeira para comer a semana inteira, com pão, torrada, ou com o que vc quiser. Acredite: será muito mas não será demais! Anota a receita aí, minha gente:
Ingredientes:
40 g de manteiga
6 xícaras de cebola em cubinhos miúdos (mais ou menos 7 cebolas médias e grandes)
4 ramos de tomilho (indispensável: combina perfeitamente com a doçura da cebola)
1 folha de louro
1 1/2 (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de suco de limão
2 xícaras de creme de leite (duas caixinhas)
1/3 de xícara de salsinha picadinha
sal e pimenta-do-reino
Preparo:
- Aqueça a manteiga numa panela grande, junte a cebola, 1 pitada de sal, o tomilho, o louro e o açúcar e deixe em fogo baixo por uns 20 minutos, até amaciar e dourar.
- Descarte o louro e o tomilho, passe para uma tigela para esfriar mais rápido, e qdo estiver frio, junte o suco de limão, o creme de leite, a salsinha, acerte o sal e a pimenta e, se quiser, bata rapidamente no liquidificador, apenas para triturar.
- Cubra e guarde na geladeira até a hora de servir.
Fica muito delicado, um pouco adocicado, mas bem temperado. Fica pefeito!
Hmmmmm !
ResponderExcluir