sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Torta de Camarão com Catupiry


Já fiz muitas receitas deliciosas do livro da chef Heloisa Bacellar, o primeiro Cozinhando para Amigos ('primeiro' pq agora já tem o segundo e é meu sonho, mas, infelizmente, não posso comprar no momento) . Acredito que tenho aprendido bastante sobre comida e cozinha nessa minha experiência, debruçada sobre esse livro maravilhoso que tem sido meu guia. Estou aprendendo a usar ingredientes novos para mim, a combinar texturas, cores, perfumes e sabores. Estou aprendendo o tempo que leva pra fazer um almoço especial, desde o momento que saio de casa para comprar os ingredientes, até o momento em que aquele prato vai à mesa. Mas, acima de tudo, tenho aprendido a ser uma ótima anfitriã e merecer o epíteto que meu cunhado Pedro me dá.

Dentre essas receitas perfeitas que já fiz, uma das últimas é a torta de camarão com catupiry. Ficou realmente uma delícia, meu marido comeu de joelhos! Pena que ainda não tenho prática em abrir e montar massa de torta e acabei apanhando pra caramba: ela quebrava, rachava, mas eu emendava e no fim deu tudo certo, só não ficou muito bonita e decorada para uma foto de cima. Mas aos poucos eu vou aprendendo.

Preciso compartilhar essa receita absolutamente divina aqui no blog. Espero que alguém tenha a coragem de fazer, pq vale mto a pena. E se fizer, deixe um comentário aqui contando tudo.

Eu comprei camarões congelados, já limpos e sem casca. Para descongelar, segui as dicas que já vi em programas de gastronomia inúmeras vezes: ferver bastante água numa panela, desligar e jogar o camarão congelado dentro. Deixar por 3 minutos apenas e escorrer. Pronto: o camarão tá descongelado. Muito fácil.

A partir daí é só seguir a receita:

Ingredientes para a massa:

2 e 2/3 de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal cheia
200 g de manteiga gelada cortada em cubinhos
1/3 de xícara de água gelada
farinha de trigo para polvilhar
1 gema para pincelar

Ingredientes para o recheio:

40 g de manteiga
1 cebola grande picadinha
1 dente de alho picadinho
800 g de camarão médio, bem limpo, sem casca
1 folha de louro
1/2 xícara de polpa de tomate peneirada
250 g (1 bisnaga) de catupiry
1 colher (sopa) de maisena
1/4 de xícara de água (para diluir a maisena)
1/2 xícara de folhas de salsinha bem picadinhas
azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino

Preparo da massa:

- Coloque a farinha, o sal e a manteiga numa tigela média, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa e vá acrescentando água gelada aos pouquinhos e na medida do necessário, trabalhando até formar uma massa macia que descole das mãos.
- Divida a massa em 2 partes (uma maior que será a base da torta e a outra menor que será a 'tampa'). Envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos (ou por até 2 dias).

Preparo do recheio:

- Aqueça a manteiga e um fio de azeite numa panela grande, junte a cebola e deixe começar a dourar e acrescente o alho.
- Qdo começar a perfumar, adicione o camarão, misture, espere mudar de cor e junte o louro, o sal, a pimenta e a polpa de tomate.
- Deixe ferver por uns 5 minutos, junte o catupiry, misture até derreter, acrescente a maisena já diluída na água e mexa até ferver e começar a engrossar.
- Experimente e, se necessário, ajuste o sal e a pimenta e acerte a acidez com um pouquinho de açúcar. Acrescente a salsinha e deixe esfriar [para esfriar mais rápido, transfira para uma tigela].

Para montar a torta:

- Separe um refratário médio ou uma forma de fundo removível.
- Polvilhe uma superfície limpa e seca com farinha e, com um rolo, abra a parte maior da torta até conseguir um tamanho q seja suficiente para cobrir os fundos e as laterais da forma.
- Forre a forma com essa massa e espalhe o recheio na cavidade.
- Abre a outra parte da massa até o tamanho da forma, e cubra a torta, pressionando as bordas até fechar e sem se preocupar com trincas e remendos. Se sobrar massa, decore a superfície com tirinhas ou como preferir. Pincele com a gema e leve à geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno é aquecido a 180 graus (médio).
- Asse por uns 45 minutos, até que a superfície e as bordas estejam bem douradas.
- Retire do forno, aguarde uns 10 minutos e sirva [com molhinho de pimenta].

Pronto! Taí uma torta difícil de parar de comer. Mas faça com que sobre uma fatia bem farta pra vc comer fria no dia seguinte com uma xícara de café: é uma delícia e vc, que caprichou tanto, merece!



Nenhum comentário:

Postar um comentário