Acabei de comer o meu brownie de chocolate, morninho, levemente úmido por dentro, com pedacinhos crocantes de castanha-do-pará, e uma xícara daquelas bem grandes de café da minha cafeteira italiana Bialetti. O cheiro do chocolate, o cheiro do café moído na hora que fica pairando no ar mesmo quando a cafeteira já está chiando, espalhando o vapor do café preparado, aroma que se funde aos demais e anuncia a todos na casa: o lanchinho da tarde está pronto!
Não vou nem dizer mais muita coisa, apenas compartilhar direitinho a receita que aprendi no livro de receitas Cozinhando para Amigos, da Heloisa Bacellar. É um capricho!
Brownie de chocolate
2/3 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó
140 g de manteiga (sempre uso sem sal)
200 g de chocolate meio-amargo em pedacinhos
1 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 de xícara de açúcar
3 ovos grandes
1 xícara de castanha-do-pará em pedaços grandes
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
Aqueça o forno a 160 graus (médio-baixo) e unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira pequena de uns 18 x 22 cm (eu fiz em uma daquelas marinex de vidro).
Numa tigela média, misture a farinha, o sal e o fermento.
Derreta a manteiga e o chocolate no microondas ou em fogo baixo, junte a baunilha e o açúcar e despeje na tigela de farinha.
Misture até conseguir uma massa lisa, junte os ovos um a um, depois a castanha e espalhe na assadeira.
Asse por uns 25 minutos até que o brownie esteja firme mas ainda ligeiramente úmido, de maneira que, espetando um palito, ele deverá sair com farelinhos. (não sei se por causa do frio mas o meu demorou mais q 25 minutos, mas fui checando pra não passar do ponto e ficar seco).
Deixe amornar, corte em quadrados e passe para um prato. (depois de frio, é só dar umas voltinhas no microondas q ele fica parecendo q saiu do forno de novo).
Agora, vamos falar do café:
Quando comprei a cafeteira italiana usava um pó de qualidade, o Café do Ponto, próprio para esse tipo de cafeteira. Apesar de ser um ótimo pó de café, ía perdendo o aroma e o sabor frescos com o passar do tempo, mesmo guardando bem guardado na geladeira (500 g de café demorava mto pra ser consumido por mim e meu marido). Foi qdo comecei a pesquisar na internet preço de moedor de café. Não tinha ideia de qual comprar e arrisquei o mais barato, de R$ 69,90. Ele funciona perfeitamente bem! Aí veio a dúvida: qual grão comprar?? Eu e meu marido tentamos várias marcas, de diversos tipos, e nenhum se igualava aos grãos vendidos na Franz Café. Enfim, tem sido um ótimo investimento, a cafeteira, o moedor e o grão da Franz. Somos apaixonados por café e estamos nos programando para fazer um curso rápido de barista.
Temos também uma cafeteira elétrica de café expresso, a Chef Crema da Eletrolux q ganhamos de presente da minha irmã e meu cunhado. Foi uma surpresa maravilhosa e não tem um dia sequer que ela não seja usada. Muito eficiente, nosso café expresso cremoso é melhor do que o de todas as padarias, graças tb, é claro, à qualidade do café que compramos. Bebemos nossos cafés puro, sem adoçar, porque somos metidos.
Para meu marido, nada combina mais com café do que chocolate. Pra mim, queijo minas. Mas hj tive que dar o braço a torcer: café com brownie é par pefeito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário