sexta-feira, 3 de junho de 2011

Caramelos estalactites?

Tenho, neste momento, um Pudim Caramelizado de Maçã no forno, assando em banho-maria. Nunca tinha feito pudim e muito menos de maçã. E, por falar em caramelizado, levei um baile do caramelo... que coisa mais obscura fazer caramelo, tirar do fogo na hora certa, fazê-lo grudar ,pelando, em todas as laterais internas da forma antes que ele esfrie e endureça... A receita dizia para fazer 1 caramelo para forrar toda a forma, só que antes que eu pudesse espalhar, ele foi endurecendo e se transformando em estalactites. Tive que fazer outro caramelo para tentar, dessa vez, espalhar na superfície da forma. Os estalactites continuaram grudados como se fizessem parte da forma, tipo uma forma com textura. Absurdo, eu sei! Mas, se no final der certo, acho q vai ficar maravilhoso. O cheiro na cozinha das maçãs no fogo, caramelizando com baunilha, canela, limão e açúcar... hummmm! Depois a manteiga derretendo entre as adocicadas, amarelinhas e finas fatias de maçã. Por fim, os ovos, e um derradeiro mergulho na forma caramelizada.

A receita é, mais uma vez, do meu livro novo, Cozinhando para Amigos. 45 minutos de banho-maria no forno a 180 graus. Só que tem acontecido uma coisa bem chata: a cozinha da casa nova veio com um cooktop, mas o forno nós que temos que comprar. Só que é bem caro e não vai dar pra comprar agora. Meu fogão antigo, que é um Brastemp, foi parar no quintal junto à churrasqueira. O problema é que, devido ao frio que tem feito e como ele fica ao ar livre, acho que não está retendo bem o calor. Com isso, não só tenho que aumentar a temperatura recomendada em pelo menos 40 graus como tenho que dobrar o tempo de forno. Sem contar que não aproveitamos aquele cheirinho maravilhoso de comida no forno se espalhando pela casa. Isso tem me desanimado e começo a desconfiar que vou acabar desistindo dessa minha jornada pelo menos até comprar um forno pra cozinha.

Bem, vou parar por aqui e ir vigiar o pudim tentando virar pudim. Depois conto tudo!

(a receita do pudim está no comentário abaixo)

Um comentário:

  1. O pudim foi um sucesso total! por isso vou passar a receita, até pq algumas pessoas q tiveram o prazer de provar já me pediram. Aqui vai:

    8 maçãs grandes e ácidas (aproximadamente 1,5 kg)
    suco de 1 limão
    1 pedaço de canela em pau
    1 fava de baunilha (só achei a fava da "Companhia das Ervas" q custava 20 reais. Então usei 1 colher (chá) de essência de baunilha - nao tem tu vai tu mesmo!)
    2 xícaras de açúcar
    1/4 de xícara de água
    80 g de manteiga
    3 ovos

    -Descasque as maçãs, descarte os cabinhos, os miolos e as sementes e corte e fatias finas.
    -Coloque as fatias numa panela grande com o suco de limão, a canela, a baunilha e deixe em fogo baixo por uns 15 minutos.
    -Enquanto isso, aqueça metade do açúcar (1 xícara) e a água numa panelinha, misture só até dissolver e deixe no fogo até a calda dourar e surgir uma ligeira fumacinha, q indica o ponto de caramelo.
    -Imediatamente e com mto cuidado, pois é mto quente, despeje o caramelho numa fôrma para pudim de uns 22 cm de diâmetro e gire a forma para esparramar a calda e cobrir totalmente as paredes internas (se vc, como eu, não for experiente nisso, aconselho dobrar a receita - 2 xícaras de açúcar e meia de água - para ter uma certa folga, pois o caramelo esfria rápido e endurece antes q vc tenha espalhado na fôrma inteira).
    -Passados os 15 minutos, junte o restante do açúcar às maçãs e deixe no fogo até que esteja macia e o líquido seque, depois transfira para uma tigela, descarte a canela e, se for o caso, a fava da baunilha, acrescente a manteiga e espere amornar.
    -Enquanto isso, aqueça o forno a 180 graus (médio) e ferva um pouco de água para o banho-maria.
    -Então, junte os ovos às maçãs, despeje na fôrma e alise a superfície.
    -Coloque a fôrma numa assadeira com a água ao redor e asse em banho-maria por uns 45 minutos, até q a superfície do pudim esteja bem dourada e, enfiando um palito, ele saia limpo.
    -Espere esfriar, leve à geladeira e desenforme na hora de servir.

    ResponderExcluir